sexta-feira, 29 de maio de 2009

questionário 1/2

2 . Como você refina ou desenvolve os seus sentidos?

4 comentários:

  1. Tenho refinado meus sentidos propondo, a mim mesmo e aos outros, questões que exigem respostas geradas por uma específica organização do pensamento. Esse exercício me faz testar o tipo de comunicação que posso desenvolver com o mundo ao meu redor e elaborar pensamentos geradores de mais questões que possam movimentar outros pensamentos.

    ResponderExcluir
  2. Ver e ouvir obras que normalmente não me atraem muito e tentar entender como a inteligéncia do criador daquele trabalho operou ao produzir aquele tipo de informação. Não incluo aqui as obras que acho ruins. Falo das que considero boas, porem não me atraem muito.

    Procuro estar em silêncio como forma de resistência a velocidade das idéias que circulam no meu corpo. Esvaziar o corpo.

    ResponderExcluir
  3. Com minhas vivências eu acho talvez só as experiências possas refinar nossos sentidos. O fazer, o experimentar a conquista empírica nos acrescenta de modo a processar nossos sentidos e torná-los diferentes. Penso também que talvez não seja exatamente eu que refine os meus sentidos, mas as situações, circunstâncias a que me proponho estar que contêm essa capacidade. Esta pergunta me faz lembrar do conceito de Umwelt desenvolvido por Jacob Von Uxekull, que traz bastante forte a idéia de sentidos. No sentido biológico do assunto alguns cientistas experimentam mecanismos para refinar os sentidos como o olfato, paladar, tato, visão, audição etc. Gosto de pensar numa abordagem que faz o prof Jorge de Albuquerque sobre Umwelt, num de seus escritos ele nos convida a pensar sobre a possibilidade de um Umwelt psicossocial e coloca o processo de criação como um possível mecanismo de dilatação desse Umwelt. O que me faz falar disso é o fato de artistas estarem sempre em contato com o processo de criação e talvez por isso esta classe tenha a possibilidade de se manter em refinamento constante, pois o ofício exige isso. Então acredito que experimentar muitas e diversas coisas pode ajudar em algum tipo de refinamento.

    Thiag Alixandre

    ResponderExcluir
  4. Estabelecendo de um" campo de ações" ou um "sistema" (o que envolve escolhas, como a resposta anterior) mas sem imaginar algo progressivo - quantitativo ou qualitativamente falando.
    Penso mais nos parâmetros e elementos que vão compor esse campo ou sistema e tb como cada processo desenvolve um modo próprio de "refinamento" de sua questão, não significando que, venha a se chegar à "algum lugar melhor" em todos os sentidos, sempre esse desenvolvimento de dará parcialmente e provisóriamente.

    ResponderExcluir