sexta-feira, 29 de maio de 2009

questionário 1/4

4.Você acha que existe algum tipo de prática ou estudo do corpo que considere genérico, isto é,  que possa servir à qualquer projeto de criação e porquê?

4 comentários:

  1. Sobre isso eu não tenho a menor idéia…(respiração profunda) Pensando na minha experiência como bailarino, passando por diferentes tipos de treinamentos físicos, dependendo do trabalho que estou fazendo, reconheço uma coisa que mantenho idependente das mudanças bruscas de práticas: a respiração. Sempre me utilizo dela pra me conectar ao meu corpo. Seja na dança moderna ou num questionário como esse. Quando li essa pergunta, respirei fundo e comecei a pensar…

    ResponderExcluir
  2. Pelo que me parece até hoje não se tem uma pedagogia da dança, acho que não existe protocolos de treinamento que possam servir pra qualquer coisa. A cada dia que passa a complexidade cresce na mestiçagem da idéias, sejam elas técnicas de dança, linguagem, modelos de treinamento etc, o que acho é que existem vários treinamentos e que eles geram resultados muito diferentes em cada corpo que nele se insere.

    thiago alixandre

    ResponderExcluir
  3. Penso que práticas genéricas não são práticas universais e essa é uma questão para ser estudada, assim como Laban fez com o movimento, desenvolver uma sistematização que não implica "estilo".
    A "organização de um corpo" se faz no tempo e o que indicar para quem quer estudar dança em termos de treinamento corporal hoje?

    ResponderExcluir
  4. a organização de um corpo se faz no tempo e o quê indicar para quem quer estudar dança hoje em termos de treinamento corporal?

    ResponderExcluir